quinta-feira, 18 de junho de 2015

Qual Engine Escolher ? {

System.out.print("Muito difícil escolher uma engine para COMEÇAR.
     Quando comecei a pesquisar achei que isso seria muito fácil mas quando comecei analisar foi ficando cada vez mais difícil.
     Então parei de ler um pouco, porque cada um da sua opinião e te deixa cada vez mais confuso.
     Antes de retomar minhas pesquisas fiz algumas perguntas.
     O que EU realmente preciso em uma engine para começar ?

 Vai rodar no meu PC ? 

     Primeira coisa que veio na minha cabeça . Não adianta eu fazer a pesquisa e depois descobrir que não roda no meu PC. Mas não me agradou muito o que achei nos sites oficiais, não está muito claro os requisitos mínimos, talvez porque eles não pensam em produtores
como eu por exemplo que não tem um super PC para rodar, e também depende do projeto que vai fazer 3D por exemplo requer muito mais do que um 2D, por exemplo.

 Faz jogo 2D e 3D ?

      Acho que no momento não tenho conhecimento suficiente para desenvolver 3D por sua complexidade (modelagem, textura, animação, etc), mas com certeza depois vou querer desenvolver um jogo 3D e não gostaria de ter que aprender outra engine para desenvolver, ou seja, quero engine mais completa possível para aprender e depois poder julgar o que é bom ou ruim.

 Multiplataforma ?

   Muito importante, quero que todos tenham acesso aos meus jogos seja mobile, desktop, console, etc. Quanto mais dispositivos e pessoas poderem jogar meu jogo melhor.

 Vou ter que pagar por isso ? 

     Quero fazer jogo e postar na app store, google play, steam, etc (onde for possível). E quem sabe vender receber por isso. Enfim. O que achei muito legal é que as 3 que pesquisei são gratuitas para instalar usar, aprender, estudar, enfim sem restrições. A questão muda quando for comercializar algum jogo por exemplo. Observei que tem muita gente com duvida, de acordo com que li todas são muito boas e justas.



 Tem conteúdo disponível para estudar ?

     Se estou começando preciso de conteúdo para estudo qual tem mais, tutorial, vídeo aula, documentação, livros, etc.


   
   Conclusão.

     Depois de ler bastante cheguei a conclusão de que a Unity3D é a melhor engine para começar.
     As engines são cada vez mais competitivas, estão a cada versão uma mais parecida com a outra, isso para iniciante é muito difícil de julgar, tem alguns termos que nem entendo ainda, então nesse momento não faz tanta diferença.
     Mas dois ponto que ajudou muito para decidir usar a  Unity3D.

     1° Material encontrado é muito maior do que as outras, tanto inglês quanto em português, para leitura eu até consigo ler algumas coisas em inglês mas quando é para assistir uma vídeo aula dependendo da forma e velocidade que for dita fico meio perdido, tenho que assistir 3 ou 4 vezes para entender.
     2° Comunidade que é muito maior principalmente no Brasil.  E das três é a única que tem boa parte do site em português. Talvez por isso deve ser a queridinha por aqui.
     

    Depois de pesquisar muito, YouTube, Google, Amazon, dezenas de sites de desenvolvimento de games e Foruns gringo e do brasil.

    Foi assim que decidi usar Unity 3D que no momento da pesquisa esta na versão 5.1.
    

    E talvez isso ajude alguém que está com dúvida.

  
  Bonus

     Vídeo que encontrei durante as pesquisas, não conheço, nem nunca ouvi falar dessas Engines mas são incríveis e vale apena conferir.



 E mais 3 links com uma lista enorme de Engines. Um pouco antiga mas vale a pena só para ter conhecimento.

      Pixel Prospector

      Indie DB  

      DevMaster


Obrigado, se gostou curta e compartilha.

.");


 }//fim

2 comentários:

  1. Amei seu post,me ajudou muito e duficil encontrar informações assim,planejo construir um jogo e estou inicianto agora. :)

    ResponderExcluir
  2. Amei seu post,me ajudou muito e duficil encontrar informações assim,planejo construir um jogo e estou inicianto agora. :)

    ResponderExcluir